quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estaremos na Rota certa?

As opiniões divergem. A verdade é que, mesmo não concordando, deixámos de fazer parte da Rota de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), actualmente designada por Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela (PDTSE).

A mudança da RTSE para a Região de Turismo do Centro não é assim tão linear, visto que agora tudo se divide em NUT’S, ou seja, agora todo o Portugal continental pertence à NUT I, que se divide em sete sub-regiões, e a estas chamamos NUT’S II. Dentro destas pertencemos à NUT II Centro e, ainda dentro desta, fazemos parte do Pinhal Interior Norte que é umas das NUT’S III. Aí encontraremos Oliveira do Hospital. A Serra da Estrela, neste momento também pertence à NUT II Centro, mas a NUT III é ela própria. Conclui-se assim que, numa trapalhada de NUT’S.

Será isto benéfico para o concelho? Como toda a população, diria que não!

Outra questão será o significado de feiras como a Feira do Queijo da Serra da Estrela, entre outras, visto que agora já não pertencemos à RTSE ou PDTSE.

Regressando ao facto desta mudança ser positiva ou negativa para OHP, o próprio Presidente da PDTSE, Jorge Patrão, numa entrevista prestada ao Correio da Beira Serra, ainda antes da nossa saída da RTSE, afirmou que a eventual saída de OHP da RTSE provocaria prejuízos para o concelho e empobreceria a mesma!

Através de artigos já publicados conclui-se que houve indignação por parte de alguns membros de partidos, como por exemplo, o líder do PSD em OHP, José Carlos Mendes, que afirmou não ter dúvidas que esta saída é penalizadora para o desenvolvimento turístico do nosso concelho. Considera que uma das principais mais-valias turísticas de OHP é a Serra da Estrela. E se me permitem: COM TODA A RAZÃO!

Os principais operadores turísticos deste concelho têm-se manifestado contra esta decisão hedionda. O administrador holandês do hotel rural Quinta da Geia, Fir Tiebout, afirmou ao Correio da Beira Serra: “esta câmara não percebe nada de turismo”, José Carlos Mendes também afirmou: “se o Presidente da Câmara tivesse tido uma postura mais colaborante, mais interventiva e procurasse consensos na defesa das políticas de turismo da agora extinta Região, com certeza que continuaríamos a fazer parte do pólo agora criado”.

Compreendem-se estas indignações porque OHP e a sua população está extremamente ligada à Serra da Estrela. Esta é algo que nos caracteriza e que nos favorece a nível comercial, gastronómico e cultural…

É difícil entender a integração na PDTSE dos concelhos de Meda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Fundão e, perder o concelho de OHP que está a um sopro de distância…

Agora, Jorge Patrão, demonstra-se satisfeito com as alterações, membros de partidos políticos discordam, a maioria da população não concorda e é ridículo a PDTSE ganhar quatro concelhos como Meda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Fundão, enquanto perde o concelho de OHP que está a um sopro de distância. Possivelmente faltou algo, ou alguém, que fizesse pressão suficiente para contrariar este absurdo…

O que agora podemos fazer é esperar e ver os resultados desta mudança… E começar a aprender com os erros…

0 comentários:

Enviar um comentário